domingo, 5 de agosto de 2012

Lanches que Enrolam a Língua, Mas Agradam o Estômago

POR NATALIA DO VALE



Comidinhas que carregam nomes estranhos, mas enchem o cardápio de nutrientes.

Se você é adepto dos lanchinhos que têm aqueles nomes difíceis de pronunciar, mas que, em geral, adicionam calorias extras à dieta, fique de olho nas dicas para deixá-los mais leves e saborosos: "muitos lanches oferecem a possibilidade de substituir recheios gordos e calóricos por outros mais leves e nutritivos sem perderem o sabor, como no caso da troca da maionese tradicional pela versão light ou por requeijão, por exemplo," explica Giovana Longo, nutricionista da Unifesp. 
Quer deixar o seu lanche mais saudável também? A seguir, confira as substituições propostas pela nutricionista. 
Kebab Sherazade (Kebab com carne (frango/bovina) = 260 Kcal) Ingredientes: uma fatia de pão libanês, 120g de tiras de frango marinado em especiarias árabes,70g de coalhada seca, uvas passas brancas e pretas, folhas de hortelã inteiras e salada de salsa, tomate, cebola e alface a gosto. Dica da nutri: "nesta receita seria interessante substituir a couve-flor frita pela grelhada, ou então refogada, diminuindo assim o teor de gorduras e valor calórico da preparação. O pão também poderia ser integral".
Wrap Mediterrâneo (100 kcal) Ingredientes: 4 unidade(s) de tortilha(s), 120 g de queijo de cabra, 100 g de tomate seco picado, rúcula à gosto, azeite de oliva para dar uma aromatizada no prato. Dica da nutri: "nesta receita não há grandes problemas de composição, exceção do tomate seco, que acaba sendo altamente calórico por ser preparado com óleos. Se possível, utilize o tomate in natura, mais saudável e menos calórico".
Tortilhas para o taco: (12 unidades = aproximadamente 30 Kcal) Ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 xícara e 1/2 de chá de água morna, sal a gosto. Dicas da nutri: "a farinha de trigo poderia ser substituída pela farinha de trigo integral para deixar a massa mais saudável". Guacamole: (100g = 450 Kcal) Ingredientes: 2 tomates médios sem sementes, 1 pimenta dedo-de-moça média, folhas de 1/2 maço médio de coentro, 1 abacate médio, 1 cebola média picada, suco de 1 limão médio, 3 colheres de sopa de azeite de oliva, sal a gosto. Dicas da nutri: "o guacamole que acompanha os tacos, embora seja uma preparação com alto teor calórico, devido ao abacate, é uma boa opção, uma vez que contem ômega 3, portanto traz benefícios à saúde".
Temaki Califórnia: (270 Kcal) Ingredientes: 55 g de arroz japonês, 1/2 unidade(s) de nori ( espécie de alga típica da culinária japonesa), 1 colher (café) de gergelim, 12 g de manga, 6 g de pepino. Dica da nutri: "a culinária japonesa é caracterizada por alimentos de baixo teor de gordura. O temaki e o sushi, por exemplo, são preparações de baixo valor calórico, porém, devem também ser consumidos com moderação, principalmente no que se refere aos molhos, como o shoyo, molho de soja, que apresenta alto teor de sódio, contribuindo para o aumento da pressão arterial".
Chawarma: (100g = 250 Kcal) Ingredientes: uma fatia de pão sírio, salsinha, tomate e cebola a gosto, 20 gramas de picles, 100 g de carne bovina assada e molho de gergelim. Dicas da nutri: "prefira carnes com cortes mais magros e não exagere no picles para não exceder a dose de sódio".

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/11128-lanches-que-enrolam-a-lingua-mas-agradam-o-estomago/5#conteudoTxt

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Oito Dicas para Devorar o Café-da-Manhã


Nutricionista ensina os segredos para nunca mais pular a primeira refeição do dia.

É claro que todas as refeições são importantes para deixar a saúde em dia, mas o café da manhã merece uma atenção especial. Se você é daquelas que acordam sem nenhuma fome e, mesmo sabendo da importância da primeira refeição do dia, não consegue se alimentar, chegou a hora de abrir os olhos, ou melhor, abrir a boca. A seguir, a nutricionista Liane Simões, do Conselho Federal de Nutricionistas, ensina como pular da cama com apetite de leão. Já que a primei refeição do dia é a responsável por garantir o bom funcionamento do corpo. 
Distribua opções saborosas na mesa 
O café da manhã pode ser recheado de alimentos saborosos, que são ideais para garantir uma bela refeição. A nutricionista explica que vale combinar alimentos como leite com pães e uma fruta ou um iogurte com cereais, também acompanhado de uma fruta. O importante mesmo é que podemos somar carboidratos, gordura e proteínas com uma mesa repleta de alimentos saborosos e saudáveis. 
Não jante muito tarde 
A falta de apetite tem solução, as principais características que causam esse sintoma estão diretamente envolvidas com refeição em horários errados. Quem janta muito tarde acaba acordando sem fome, já que o organismo não consegue digerir o alimento do dia anterior afirma a nutricionista. A melhor opção é jantar antes das 21 horas, só assim seu organismo consegue processar os alimentos e ficar preparado para a primeira refeição do dia seguinte. 
Evite comer bobagens depois do jantar 
Não adianta jantar cedo e ficar beliscando depois. Pequenas porções de salgadinhos, por exemplo, acabam enganando nosso organismo e a fome acaba desaparecendo na manhã seguinte. Portanto, feche a boca depois do jantar, seu regime também agradece. 
Acorde mais cedo 
Acordar 20 minutos mais cedo pode te ajudar a saborear uma deliciosa refeição antes de sair de casa. Ou, se preferir, dá tempo de passar numa padaria e experimentar um suco de frutas com um sanduíche, por exemplo. Mas nossa nutricionista adverte, Comer correndo e sem mastigar direito não vale, isso só vai fazer você se sentir mal durante a manhã, podendo causar até mesmo crises de vômitos.
Estabeleça horários 
Realizando a primeira refeição todos os dias no mesmo horário, você adapta seu organismo, fazendo com que ele sinta fome cedo (com o tempo, nem o despertador vai fazer falta na cabeceira). Quando acordamos sempre no mesmo horário e realizamos a primeira refeição, nosso organismo se adapta e começa a pedir alimentos. 
Tenha força de vontade 
Mesmo com tantas dicas, ainda está difícil saborear seu café da manhã? Seja persistente. Quem não possui o costume, pode começar devagar, com um suco ou um copo de leite. Já é uma ótima entrada e, aos poucos, fica mais fácil adicionar outros alimentos. Começando devagar, você acostuma seu organismo a receber alimentos e, aos poucos, consegue introduzir mais guloseimas diz Liane.
 
Bonifique seu esforço 
Com um belo café da manhã, você torna suas manhãs mais proveitosas, já que seu cérebro utiliza basicamente glicose para manter um bom funcionamento. Permanecer mais de doze horas sem se alimentar garante um baixo rendimento mental, além de mobilizar todas as reservas de proteínas e de gorduras, gerando uma produção de substâncias tóxicas como radicais livres e ureia
Jejum e dieta, uma combinação péssima 
Já passou pela sua cabeça que abandonar o café da manhã para ajudar no regime? Se a resposta for positiva, pode esquecer essa idéia. A falta do café da manhã, em vez ajudar, pode sabotar o regime. A fome que passamos no período da manhã é transferida para hora do almoço, já que o nosso organismo sente carência de nutrientes. Além disso, o corpo acaba poupando muita energia e acumula tecido gorduroso. 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/3013-oito-dicas-para-devorar-o-cafedamanha/8#conteudoTxt